sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Câmara Bilionária (XI)

Odílio Balbinotti:
“Sou o 2º mais rico porque os outros não declaram”

" Ele tem a segunda maior fortuna entre os deputados que tomaram posse no dia 1º de fevereiro: R$ 123,8 milhões. Perde somente para o capixaba Camilo Cola, seu colega de partido, o dono da Itapemirim, com R$ 259 milhões. Mas Odílio Balbinotti (PMDB-PR) diz que não se considera o segundo mais rico. “O que eu tenho está tudo declarado”, afirmou. “Os outros não declaram, às vezes têm e escondem”.

Desde o dia 4 os veículos filiados à Associação Paulista de Jornais publicam a série Câmara Bilionária, detalhando como 503 deputados gastam seu dinheiro. Os dados são da Justiça Eleitoral, que não divulgou dados sobre 10 deputados. Balbinotti possui quase 10% do total dos parlamentares, R$ 1,25 bilhão. Agricultor, dono de mais de 12.500 hectares de terra, ele é um dos maiores produtores de sementes de soja do País.

“Não tenho problema com Receita, com nada”, afirma o deputado em sua quarta legislatura, reforçando a tese de que só aparece entre os mais ricos do País por omissão dos demais. “Não há um arado na fazenda que não esteja declarado. Tem gente que sonega. Tem nego muito mais rico que eu.”

Dono de um vocabulário pouco contido, o gaúcho de Guarama, radicado no Paraná e com terras no Mato Grosso, diz que seus funcionários estão instruídos a declarar tudo, em detalhes. “Essa é a orientação que dou para minha equipe”, diz Balbinotti. “Pago Imposto de Renda pra cacete. Não há uma declaração de bens mais detalhada que a minha na Câmara.” "

Brasília, capital da elite.

Nenhum comentário: