sexta-feira, 16 de março de 2007

"Não somos bem recebidos em Brasília porque..."

Após cinco dias de acampamento no Eixo Monumental, centenas de ribeirinhos do São Francisco deixam hoje Brasília. Eles tentaram deixar seu recado. O índio Iapirá, da etnia kariri, estava revoltado na noite de quinta-feira com o pouco espaço para mostrarem sua voz. Na Câmara, diz ele, vários deputados falaram, contra e a favor da transposição do Velho Chico. Mas só um representante dos movimentos sociais teve direito à fala. Perguntei a ele se considerava ter sido bem recebido. A resposta:
“Nós não somos recebidos em Brasília porque:
Quando teve a marcha dos 500 anos, parte dos índios foi massacrada, em Porto Seguro. Nós não tivemos o direito de mostrar nossa resistência como brasileiros, nossa garra, nosso talento, nossa força de resistência.
Eu estava aqui em Brasília e fomos barrados na porta principal do Congresso Nacional. Foi índio arrebentado de cassetete e até chutado pelos militares que foram mandados pelo próprio governo federal.
Isto é, não podemos considerar que fomos bem recebidos. Se fôssemos um povo bem recebido, como estamos aqui para defender uma causa, do Rio São Francisco, não tinha necessidade de fazer um barraco, em frente a todos os ministérios. Pelo contrário, estamos é massacrados.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Tradicionalmente nenhum governo recebe bem quem lhe faz oposição...
Ou se recebe, geralmente enfia a faca nas costas durante o abraço...

Um Abraço!

P.S. Finalmente criei um link pro seu blog!
:)
Virei visitá-lo com mais freqüência!