domingo, 4 de março de 2007

Câmara Bilionária (XIII)

O procurador Mario Luiz Bonsaglia, piloto da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, concedeu a mim uma entrevista um tanto desencantada sobre abusos durante as eleições de 2006. Ela está publicada na edição de hoje de alguns veículos da rede Associação Paulista de Jornais. Ele fala dos deputados paulistas que estão com mandato sub judice, por conta de ações movidas pela Procuradoria, e repercute dados da série Câmara Bilionária. Para ele, a reforma eleitoral é tão importante quanto a reforma política. Confira uma das respostas:

Por que os candidatos podem doar mais de 10% do que possuem em bens, ao contrário das demais pessoas físicas? Há quem doe até mais do que possui, e dezenas de casos onde a doação é bem maior do que o disponível em bens circulantes...
B0nsaglia -
Essa é uma aberração. A única exigência feita é que estejam dentro do limite indicado quando da candidatura. Realmente causa espécie. A legislação eleitoral favorece várias formas de abuso de poder econômico. Nesses casos vale a quebra do sigilo bancário. A saída é o financiamento público, com punições severas para quem infringir essas regras. Não tenho ilusão: se tiver funcionamento público, haverá candidato que vai usar recursos públicos clandestinamente. Mas a intenção do MPF é acabar com a impunidade.

Brasília, capital da impunidade.

PS: o blog não foi atualizado durante a última semana por conta de uma conjuntivite renitente.

Nenhum comentário: