domingo, 10 de junho de 2007

Amigos, inimigos e indiferentes

A exploração sexual de crianças e adolescentes deveria ser um dos grandes temas nacionais. Na mídia e na política. Não é. Especialistas falam que na raiz do problema está um certo "pacto do silêncio". Até que ponto cada cidadão faz parte desse pacto?

Confira artigo meu sobre o tema no site da Agência Repórter Social.

***

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) divulgou os 20 profissionais que receberão, no dia 12 de julho, o título de Jornalistas Amigos da Criança. Estou entre eles.

Desde 2003, o título é dado a cada dois anos. Fico feliz pelo reconhecimento não só de meu trabalho, mas o da Agência Repórter Social.

Acho sintomático que, entre os quatro jornalistas de São Paulo (fui homenageado ainda pelo trabalho feito em SP, e não Brasília), apenas uma seja do mainstream, a repórter do "Estadão". Meu ex-professor Sérgio Gomes, da Oboré, e Adalberto Marcondes, da Envolverde, completam o quarteto.

O recado da Andi é claro: nem tudo hoje passa pela chamada grande imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal, Alceu!!!
:)

Mas, por um viés menos idealista... O Ser Humano, essa "maravilha", sempre cuidou de explorar e vitimar os mais fracos, exatamente como um predador da Natureza...
Temos o conhecimento e o instrumental para não fazer isso, mas nossa espécie ainda não chegou lá...
E do jeito que estamos alterando o meio ambiente, talvez não seja nosso destino avançar além da "técnica"...
Pena.